terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aviso aos utilizadores de contas Hotmail

O JN publicou um artigo onde informa que contas do Hotmail foram objecto de pirataria e aconselha os seus utilizadores a trocar de palavra-passe assim como não abrir e-mails de endereços desconhecidos.

Eis o artigo:

"Microsoft bloqueou contas do Hotmail

09h59m

Palavras-passe de milhares de contas do Hotmail foram identificadas por piratas informáticos.

"Fomos informados do facto de que certas palavras passe de clientes do Windows Live Hotmail foram obtidas ilegalmente através de uma técnica de ‘phishing’ e expostas num site de Internet", indicou a Microsoft.

A técnica de "phishing" é largamente utilizada pelos piratas informáticos e consiste em enganar os seus utilizadores para extorquir informações (dados, palavras-passe) ou fazer o download de "software" malicioso para os seus computadores.

"Tomámos medidas para bloquear o acesso a todas as contas que foram expostas e disponibilizámos recursos para ajudar estes utilizadores a recuperar as suas contas", acrescentou a Microsoft, que indicou ter tomado conhecimento do problema durante o fim de semana, depois de informações de que as contas de "vários milhares" de utilizadores do seu sistema de serviço de mensagens electrónico, em particular na Europa, se encontravam num site de Internet.

Esta operação de pirataria "não permitiu penetrar nos dados internos da Microsoft", indicou a empresa, que recorda que "o phishing" é "um problema à escala do sector" da Internet no seu todo.

A Microsoft aconselha aos internautas "que tenham muita atenção antes de abrir ficheiros anexos não solicitados e ligações provenientes de fontes conhecidas ou desconhecidas, e a instalar ‘software’ antivírus actualizado regularmente", bem como alterar a palavra-passe de 90 em 90 dias."

Sem comentários:

Enviar um comentário