quinta-feira, 22 de outubro de 2009

2ª Aula de Preparação para o Parto

Já tenho a lista da preparação da mala para a Maternidade Júlio Dinis ei-la:

Para o serviço de núcleo de partos (coloque num saco pequeno):

Mamã: Camisa, cuecas, chinelos
A 1ª roupa do bebé: roupa interior, fatinho, gorro de algodão, meias ou carapins, manta e fralda de pano.


Para o serviço de puerpério após o nascimento do seu bebé (coloque num saco maior):

Mamã: Camisas de noite abertas à frente, robe, chinelos de quarto e/ou banho, cuecas, soutien de amamentação, produtos de higiene pessoal, toalhas, pensos higiénicos e cinta pós-parto (facultativo).
Bebé: (Toda a roupa deve ser preferencialmente de algodão e previamente lavada com sabão neutro. Retire todas as etiquetas da roupa do bebé e evite comprar peças que tenham que vestir pela cabeça.) babygrows, fatos, carapins ou meias, casacos de malha sem pêlos, manta ou xaile, toalha de banho, fralda de pano, fraldas descartáveis e toalhetes.

Da aula, continuamos com os exercícios de respiração, e no final tiramos algumas dúvidas em relação aos sinais de parto.
Há vários, mas sentir qualquer um deles não significa necessariamente que se entra em trabalho de parto imediato, mas deve-se recorrer ao serviço de urgência:

- Diminuição dos movimentos fetais (menos que dez movimentos por dia);
- Contracções fortes e dolorosas de 10 em 10 minutos;
- Perda de líquido amniótico pela vagina, ruptura da bolsa de águas, que pode dar-se de uma vez só ou ser gradual dependendo da posição do bebé;
- Perda de sangue abundante como no 1º dia da menstruação

A parteira também falou um pouco sobre amamentar ao peito.
Informou que durante os primeiros dias, até à subida do leite, os seios produzirão colostro e que pode ser desconfortável, e falou da importância do leite materno para a saúde e desenvolvimento do bebé.

Sem comentários:

Enviar um comentário