sábado, 26 de setembro de 2009

Natação e gravidez

As aulas de natação já começaram. Professora nova mas muito atenta. Sempre a perguntar se estou bem e a dizer se posso ou não fazer tal exercício. Isto porque continuei na turma em que estava antes da gravidez, e há mais grávidas lá? não JUST ME. Decidi continuar porque sinto-me bem nas aulas, gosto dos meus colegas, adoro nadar e gostaria de prolongar até ao 7º mês. Falei 1º com o dr. sobre este assunto e como estava tudo bem aconselhou-me a continuar mas com moderações. O que se diz sobre este assunto:

"Para quem já tem condicionamento para a natação e a gravidez está transcorrendo sem problemas, não há contra-indicação.
Após o sétimo mês, evite apenas ficar imersa na água por mais de 30 minutos porque o tampão mucoso, que protege a bolsa d’água de infecção, começa a se se desmanchar, o que pode acarretar ruptura prematura da bolsa.
De maneira geral, existem algumas boas dicas para a mulher que pretende se exercitar mas não tem possibilidade de participar de algum programa específico:
.Em qualquer programa que inicie, não realize sem orientação de um professor e orientação médica.Atente as recomendações:

1-Procure sempre se manter durante o exercício numa intensidade de leve a moderada, ou seja, de maneira que você possa manter uma conversa sem se sentir ofegante, por exemplo.
2-Use roupas adequadas, maiôs confortáveis que pressionem em excesso o abdomen. Toucas que não incomodem prejudicando a circulação.

3-Durante a gestação sua flexibilidade altera, em condições normais a água propicia maior amplitude articular, articulares, por isso muita atenção também ao alongamento pré e pós atividade.
4-Mantenha sempre uma garrafa de água por perto para que você possa se hidratar sempre que sentir necessidade.
5-Se nadar ao ar livre observe o melhor horário, pela manhã cedo ou no final da tarde, horários em que o sol é mais brandos e com umidade do ar mais agradável, mas ainda assim use filtro solar para evitar aparecimento de manchas, muito comum na gravidez.
6-De maneira geral, é indicado nadar de duas a três vezes por semana durante aproximadamente trinta minutos. (pode ser 45min. mas o aproveitamento maior ocorre nos 30min.)
7-Existem também algumas sensações que sinalizam a hora de interromper a atividade e consultar seu obstetra como dor no baixo ventre, sangramento vaginal ou líquido escorrendo, forte dor de cabeça repentina ou tontura, contração uterina, náusea e ânsia de vômito, visão borrada ou manchas na frente de seus olhos, palpitação ou falta de ar.
Desde que bem executado, o exercício traz inúmeros benefícios.

Pesquisas comprovam que a atividade física auxilia na manutenção do peso e portanto, na prevenção de doenças associadas ao sobrepeso como diabetes e hipertensão arterial, diminui complicações obstétricas, o risco de parto prematuro, a fase ativa do parto, ou seja, a mulher fica mais forte para ajudar seu bebê a nascer e diminui também a incidência de cesárea, além de melhorar a capacidade física para o parto e para cuidar do recém nascido.
A natação além de propiciar benefícios físicos, pode ser também mais um momento de muito prazer em que a mulher percebe as transformações trazidas pela gravidez, vivencia as mínimas sensações de seu corpo e do seu bebê e assim se prepara para a maternidade."

http://tudosobrenatacao.blogspot.com/2009/07/natacao-durante-gestacao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário