quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mais uma semana de mudanças

Ontem fui para a baixa fazer umas comprinhas mas devia ter consciencia que não posso faze-lo como há algum tempo atrás. Penso que por ainda estar nas 27 semanas e a barriga não pesar assim tanto posso andar, andar e andar. Pois enganei-me. Cheguei a casa de rastos com uma dor nas pernas e nas costas que só fiquei bem quando cheguei ao sofá e me estatelei nele. Que sensação maravilhosa! É preciso ter calma (como diz o Pedro Abrunhosa)!(Estava cansada mas feliz com algumas comprinhas que fiz para mim. Que rapariga!)

Aqui ficam algumas dicas para aliviar as dores de costas e pernas:

A prática regular de exercício físico é uma das formas seguras de evitar as dores de costas, mas se estas já se instalaram, tente estas sugestões:

• Tome um banho morno ou aplique uma compressa quente sobre a zona afectada. (As compressas frias podem por vezes também funcionar.)

• Evite actividades como aspirar ou limpar o pó, que exijam que dobre ou torça o corpo ao mesmo tempo.

• Marque uma massagem para grávida num massagista qualificado.

• A dormir, use uma almofada em cunha para apoiar as costas e a barriga.

• Se estiver sentada muito tempo, use uma cadeira regulável e incline a parte da frente para baixo.

• Tente fazer elevações pélvicas: deite-se de costas, com os joelhos flectidos e os pés encostados ao chão. Inspire e sinta a barriga a encher. Expire e levante o cóccix em direcção ao umbigo, mantendo a anca no chão. No ponto mais alto da elevação, contraia as nádegas e depois relaxe. Repita oito a dez vezes.

- distenda o músculo da barriga da perna (apontando os dedos do pé para a frente e flectindo-os em direcção à canela).

- massajar a barriga da perna também pode ajudar.



Entramos na 27ª semana. O que se diz:

" O seu bebé pesa agora aproximadamente 1 kg, cerca de metade de um melão. Poderá estar em apresentação pélvica, com as nádegas para baixo, ou até deitado transversalmente no útero. Porém, por volta desta altura, poderá vir a adoptar a apresentação mais habitual para o parto, que é de cabeça para baixo (apresentação cefálica ou vértice) Todavia, pode ser que isto não aconteça até muito próximo do termo da gravidez. Poderá sentir ainda muitos movimentos fortes do seu bebé."

Sem comentários:

Enviar um comentário