domingo, 27 de dezembro de 2009

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

1ª Consulta com o Sr. Doutor da bata branca e bigode


Sexta-feira foi dia da Isabel conhecer o doutor que a vai acompanhar no seu crescimento.
Neste 1º mês vai ao centro de saúde todas as semanas para pesar. Na consulta ela tinha ganho peso, está com 3200 gr. (gosta muito de beber leitinho da mamã), foi auscultada, testaram os seus reflexos, tiraram dúvidas. O teste do pézinho já tinhamos feito visto que tem de ser efectuado entre o 3º e 6º dia de vida do bebé. Agora fornecem-nos uma senha onde podemos consultar na internet o resultado do exame.
Ela portou-se bem, anda é com o nariz entupidinho e a enfermeira aconselhou-nos a deitar uma gotinha de soro antes de cada mamada e utilizar um aspirador nasal ( nós compramos o da chicco que é pequenino e tem pontas em silicone para não ferir) e tentar tirar o ranho para facilitar a respiração. Estava era muito vento e frio mas o papá arranjou lugar mesmo em frente ao centro de saude. Será que neste Natal vamos ter direito a neve? A próxima consulta será quando tiver um mezinho de vida.
Entretanto o cordão já caiu, está a transformar-se num lindo umbigo. Umbigo esse que será a maior recordação da ligação que tinha com a Isabel.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ela gosta...


de dormir uma grande soneca nesta espreguiçadeira.
(mimo oferecido pelos tios P. e A.)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dizem

que Portugal esta noite estremeceu...
mas eu não dei conta

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sagitariana

Por Maria Helena

Se o seu filho nasceu sob o Signo de Sagitário é certamente uma criança feliz. Os bebés e crianças deste signo caracterizam-se pela sua boa-disposição, são sorridentes e brincalhões, e procuram sempre divertir as pessoas à sua volta. Levam a vida como uma festa, são extrovertidos e afectuosos. Têm, geralmente, bastante auto-confiança, são seguros de si próprios e muito generosos para com os outros. Devido à sua simpatia estão sempre rodeados de amigos, mas gostam acima de tudo de ser livres e fazer aquilo que lhes apetece.
O pequeno Sagitário não apreciará nada a hora de ir dormir, pois não gosta de estar sozinho nem longe do colo reconfortante da sua mãe. Quando adormece tem um sono calmo e tranquilo.
Pode considerar-se uma criança precoce, pois adora estar com os adultos e participar nas conversas, especialmente com a família. Adora sair, fazer grandes passeios, e é um bebé bastante brincalhão. Desde muito pequeno que sente necessidade de ser independente, cedo quererá o seu próprio espaço para se poder movimentar à vontade.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A flor mais bonita do meu jardim nasceu


ImageChef.com Flower Text

Disseram-nos que a Isabel só estava à espera que lhe comprassemos o presente de Natal para nascer e para nossa surpresa foi isso mesmo que aconteceu!!
Dia 8 (dia do aniversário do meu mano tinhamos combinado cantar os parabéns mais tarde mas não deu tempo), estavamos a adiantar algumas compras de Natal, porque a todo o momento podia ser A HORA, e aproveitar para caminhar para ver se acelarava a dilatação, quando vou ao wc e vejo um pouquinho de sangue. Não me alarmei porque seria o rolhão mucoso a sair e só isso não é razão para pensar que já estaria em trabalho de parto. Continuamos a caminhada, compramos o presente da Isabel. Só que não passou muito tempo até ter uma contracção forte. Continuaram mas muito espaçadas. Contudo telefonamos para a maternidade para sabermos o que fazer e aconselharam-nos a ir lá. CTG e Experiência do 1º toque. Incómodo. Para minha surpresa já estava com 3 cm de dilatação. Confirma-se que era mesmo rolhão mucoso. Mandam-me para casa e informam-me que o parto pode estar para dias ou até pode ser naquela mesma noite. Regressamos a casa e com o passar das horas as contracções começam a ser mais regulares e fortes. Entretanto vou à casa de banho e sai o resto do rolhão mucoso é exactamente como falaram nas aulas de PP gelatinoso. O papá começa a cronometrar e cada vez mais as contracções são seguidas. Telefonamos novamente para a maternidade e disseram-nos para ir já às urgências. Misto de medo e ansiedade. Olhávamos um para o outro sorriamos e perguntavamo-mos se SERÁ? Chego á maternidade novo toque e já com 5 cm de dilatação, as contracções fortes e seguidas e eu controlava com a respiração, dizem ao papa para ir buscar a malinha porque eu já ia ficar lá. Passo logo para o bloco de partos, e nós sorriamos um para o outro porque estavamos perto de conhecer a nossa bebé. Vestimo-nos a a preceito e entramos na "box 5" às 23h mais ou menos, deram-me logo a epidural e ali ficamos (ficamos porque o papá ficou ao meu lado todo o instante) a aguardar o momento. Só posso dizer que o que aconteceu entretanto valeu a pena quando ouvi e vi a nossa princesa saudável e com tudo no sítio. Com 3,130 gr e 48,5 cm nasce às 05h30 do dia 9/12/2009 a menina mais linda do universo. A partir desse instante têm sido dias de muita felicidade. Agora os testemunhos não serão de gravidez mas de maternidade.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Estreia no CTG

Devo dizer que estava ansiosa que chegasse o dia de hoje.
Fui chamada para a sala do CTG (cardiotocografia)

aparelho onde são registados os movimentos do bebé, se a mãe está a ter alguma contracção e tem-se como som de fundo o batimento cardiáco do nosso bebé durante algum tempo. Apesar de também estarem outras mamãs lá estava apenas concentrada no da minha pequenita. Deitaram-me de lado e colocaram-me umas fitas á volta da barriga. Já estava a ver a cena, a Isabel não gosta que lhe apertem e quando é assim começa logo aos pontapés mas não, ao primeiro a rapariga estava calminha mas depois começou a dar ares da sua graça. Eu estava esperançada que tivesse já com contracções mas pelo que a enfermeira falou deu-me uma pequenina, nada de mais. Ainda tem tempo! O que interessa é que a pequenita estava bem.
Passamos para a consulta com a dr.ª e aí já tive más notícias, o resultado das análises à glicose estava alto. Agora tenho que aguardar a marcação de uma consulta com o médico da especialidade e, entretanto, fazer dieta, evitar ao máximo o açúcar, o pão, comer bolachas integrais., etc... Tem que ser!


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Já só faltam 21 dias

" O seu filho já está mais gordo e os pulmões estão preparados para o nascimento. A cabeça pode já estar encaixada na pélvis, assente sobre o cérvix, e ele está pronto para nascer. Se se tratar da sua primeira gravidez, é muito provável que atinja o fim do tempo; mas se já teve filhos, ou se espera gémeos, o parto pode acontecer mais cedo.
Se já achava que ia demasiadas vezes à casa de banho, então prepare-se, porque a partir de agora o número de visitas vai aumentar, pois o útero faz agora uma pressão ainda maior sobre a bexiga."
Entramos no mês de Dezembro a fazer as 37 semanas. Já montamos a nossa árvore de Natal. Alguns presentes de Natal já estão debaixo do pinheirinho. Estamos a aguardar o nosso maior presente que é a nossa Isabel.