sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lista para o enxoval do bébé

Como já tenho algumas coisinhas para o bébé vou colocar aqui uma listinha para mais ou menos me orientar, que vou actualizando, do que devo ter e não esquecer de nada. Falta sempre alguma coisa mas nada que não se remedeie!



PARA O BEBÉ


6 Bodies interiores c/ mangas - 12
2-3 Meias - 8
3 Botinhas - 3
6 Calcinhas interiores - 6
8 Babygrows - 3
Fatinho - 3
2 Conjuntos tipo Calça + Camisolinha p/ sair - 4
3 Casacos de lã - 1
1 Casaco de agasalho (rua) - 2
2 Gorros - 5
2 Mantas - 3
8 Babetes - 8
12 Fraldas de Pano - 4/3


HIGIENE


1 Cesto para produtos de higiene - 1
4 Toalhas de banho - 3
1 Banheira - 1
Algodão
Compressas
1 Esponja natural - 1
1 Escova suave cabelo - 1
1 Pente - 1
1 Tesoura pontas redondas - 1
1 Gel de banho/champoo - Mustela
1 Oleo hidratante - óleo de amêndoas
1 Termómetro de água - 1
1 Creme hidratante para o corpinho do bébé - Mustela
Toalhetes - caixa Dodot Sensitive
Fraldas descartáveis - Dodot recem nascido
1 Creme Muda da Fralda - Mustela
Cotonetes - 1 caixa
1 Alcool 70º - 1
1 Soro fisiológico (de preferencia em embalagens individuais) - doses individuais Continente


ACESSÓRIOS
1 Saco para transportar coisas do bebé - 1
1 Muda Fraldas - incluido no saco
2 Chupetas para recém-nascido - 2
1 Porta-Chuchas - 1
1 Esterilizador de biberões
1 Biberões - 1
Tetina - 2
1 Escova para lavar biberões
1 Termometro (de preferencia de ponta maneavel)
1 Intercomunicadores
1 Detergente suave proprio para a roupa de bébé - Blancotex


QUARTO


1 Alcofa - já está connosco
1 Cama grades - já está montada
1 Colchão ortopédico para cama - na cama
1 Movel muda-fraldas - 1 vestidor rigido
3 + 3 Conjunto Lençóis (p/ cama e alcofa) - 1/1
2 Protectores colchão - 2
2 Cobertores - 1/1
1 Edredon - 1
Luz de presença - 1
Resguardo para a cama de grade - 1

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ofertas acabadinhas de chegar...


pelo correio da Felicitas e da Dodot. Toda a ajuda é preciosa!








e temos mais coisinhas para juntar ao enxoval do n/inquilino. Ai que perdição a roupa para bébé!









19ª semana


"Por esta altura, o bébé reage ao som, ao movimento, ao tacto e à luz, e tem muito maior percepção do mundo exterior do que na fase anterior da gravidez. Se o bébé ouvir um barulho forte no exterior, especialmente se for repentino, poderá saltar ou mexer-se vigorosamente em reacção a ele. Porém, a mãe nem sempre se aperceberá destas reacções."


Manual da gravidez - Semana a semana - Porto Editora

terça-feira, 28 de julho de 2009

Eco morfológica

No dia de ontem vimos todos os pormenorzinhos do n/bébé mas tivemos que esperar bastante, não faltava muito para o papá adormecer. Já pesa 366 gr., portou-se bem deve gostar de tirar fotografias e é ... não vou dizer vou esperar até fazer a outra eco na maternidade para ver se os resultados são iguais, mas posso dizer que a dr. continua com a mesma opinião da 1ª eco deu-nos 100% de certeza.
Nós queriamos era ver o n/bébé e saber se estava tudo bem que é o que mais importa.
Acerca dos nomes se for rapaz já está escolhido começa por A., se for rapariga também só estamos em dúvidas se haveremos de por 2 nomes ou só um, ou seja A. I. ou I. é complicado escolher nomes porque nós podemos gostar e eles não. Nós achamos lindos!

Fim de semana fora...

a convite dos nossos comprades(e amigos) lá de cima e da afilhada mais nova que cada vez tá mais linda e quando dá beijinhos na barriga é uma ternura só visto. No Sábado a comadre fez-me um arrozinho de cabidela que tanto adoro (começou logo bem) e depois fomos dar uma volta pela festa das Gualterianas em Guimarães, a festa começa só para a semana mas já tinha algumas coisinhas, uma feirinha de artesanato (trouxe de lá a flor da sorte, é assim chamada porque como me explicou o vendedor dá sorte a ele que ganha um eurito por cada hi!hi!) farturas e carroceis. No dia seguinte fizemos as trouxas e rumamos para o Gerês. Ar puro, água quente, tempo bom, sossego, paisagem espectacular. Acampamos numa prainha, fizemos uma churrascada quer dizer os homens fizeram que até ficaram vermelhinhos, enquanto as mulheres estavam a experimentar a água. Passamos um dia tão gostoso e não foi preciso muita coisa. Boa companhia, lugar magnifico e relax. Ai!Ai! (suspiros)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe: diga A

Têm surgido todos os dias novos casos desta nova gripe importada, e já falam em "festas da gripe nas quais participam pessoas infectadas com o vírus da Gripe A (H1N1-2009) para infectarem outras que tentam, desta forma, adquirir imunidade à doença". Embora não queira estar dependente de luvas, máscaras e medo de sair à rua todo o cuidado é pouco. Toda a gente corre o risco de contágio mas as grávidas "são mais susceptíveis a todo o tipo de infecções devido à fragilidade do sistema imunitário durante a gravidez." Aqui deixo um artigo da VISÃO que esclarece algumas dúvidas:


"O QUE DISTINGUE O A (H1N1) DO VÍRUS QUE CAUSA A GRIPE SAZONAL?
O vírus influenza A (H1N1) é um novo subtipo do vírus da gripe que afecta os humanos. Contém genes dos vírus do porco, das aves e das pessoas, numa combinação única. É esta a principal característica que o distingue do vírus causador da gripe normal.
OS SINTOMAS DESTA GRIPE SÃO DIFERENTES DOS DA GRIPE SAZONAL?
Os sintomas - febre alta , tosse, arrepios de frio, fadiga, dores no corpo, na cabeça e na garganta, vómitos e diarreia - coincidem com os da gripe sazonal, mas a componente gastrointestinal surge particularmente acentuada.
QUAL O PERÍODO DE INCUBAÇÃO DO VÍRUS E O DE CONTÁGIO?
O vírus pode ficar no organismo de 24 a 48 horas, até que apareçam os primeiros sintomas. O contágio ocorre ainda antes do aparecimento dos sintomas, e até sete dias após o início dos mesmos.
COMO SE PROPAGA?
O vírus passa de pessoa para pessoa, através do ar. O contágio só é eficaz em distâncias inferiores a um metro. Os espirros, a tosse, as secreções nasais ou dos olhos são as formas de o vírus se espalhar. Tocar numa superfície contaminada e de seguida mexer nos olhos, boca ou nariz também pode levar à disseminação do vírus.
COMO NOS PODEMOS PROTEGER?
Lavando as mãos com sabão, várias vezes por dia. Deve-se evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca. É importante comer bem, dormir o necessário e gerir o stresse, para manter o sistema imunitário de boa saúde e pronto a combater o vírus.
QUAIS SÃO OS VÍRUS MAIS PERIGOSOS?
Aqueles com grande capacidade de invadir diferentes órgãos, facilidade em multiplicar-se e de se disseminar. Tipicamente, os vírus influenza A, cujo reservatório natural são as aves aquáticas, são mais agressivos.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A NOVA ESTIRPE A (H1N1) E A GRIPE DOS PORCOS E A DAS AVES?
A nova estirpe apresenta genes característicos dos humanos, dos porcos e das aves, pelo que é capaz de atingir cada uma destas três espécies. A gripe dos porcos afecta preferencialmente estes animais, enquanto a das aves está adaptada a estas espécies. No caso da gripe das aves provocada pelo vírus H5N1, ocorreu transmissão destes animais para as pessoas, em situações de contacto muito próximo, e nunca ficou provada a transmissão pessoa a pessoa.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO H1N1?
Numa primeira fase, o diagnóstico faz-se pelos sintomas sugestivos de gripe. A prova final apenas surge após um exame laboratorial a material colhido no nariz. O teste implica uma análise genética ao vírus, de forma a que este seja completamente caracterizado.
HÁ MEDICAMENTOS PARA TRATAR A GRIPE?
Há quatro antivirais, mas nem todos são eficazes para a totalidade dos vírus. No caso da gripe H1N1, o vírus é sensível aos medicamentos Tamiflu e Relenza. As substâncias impedem a sua replicação no organismo, tornando mais curto o período de duração da doença, diminuindo a severidade dos sintomas e estancando o contágio. É forçoso que sejam tomadas nas primeiras 24 a 48 horas após o aparecimentos dos sintomas iniciais.
HÁ RISCO DE APARECIMENTO DE RESISTÊNCIA AOS MEDICAMENTOS?
Se não forem seguidas as indicações terapêuticas, há um sério risco de o vírus se ir adaptando aos medicamentos e de ganhar resistências. Este processo é semelhante ao que acontece com as bactérias e os antibióticos, e traduz-se numa adaptação dos organismos ao meio ambiente.
QUANTO TEMPO O VÍRUS SOBREVIVE FORA DO CORPO?
Varia muito, de acordo com as condições de humidade e temperatura. Estima-se que não sobreviva mais do que algumas horas.
FAZ SENTIDO TOMAR MEDICAMENTOS PREVENTIVAMENTE?
A estratégia adoptada depende do contexto epidemiológico. Em Espanha, por exemplo, país com fortes ligações ao México, onde tudo começou, existem dezenas de casos confirmados e foi verificada a transmissão secundária os infectados e as pessoas que com eles mantiveram contacto tomam, profilacticamente, os antivirais. Em Portugal, o único caso confirmado da infecção (até ao fecho da edição, na terça-feira, 5) não tomou qualquer medicação, já que apresentou uma forma muito ligeira da doença.
A VACINA PARA A GRIPE SAZONAL É EFICAZ CONTRA O A (H1N1)?
Quando existe uma coincidência total entre a estirpe causadora da gripe e a que faz parte da vacina, a protecção ultrapassa os 90 por cento. Se a coincidência não é total, mas parcial, ocorre uma certa protecção, dita cruzada. Na última vacina sazonal, estava incluída uma estirpe de um vírus H1N1. É de prever, portanto, que as pessoas imunizadas sejam mais resistentes a esta nova estirpe do que aquelas que não foram vacinadas.
QUANTAS PESSOAS MORREM NA GRIPE SAZONAL EM PORTUGAL?
A época de gripe coincide com os meses do Outono e do Inverno. A mortalidade pode variar entre zero e muitos milhares. Em 2008/09 ocorreram cerca de 1 500 óbitos associados à gripe 80% dos casos correspondendo a idosos. No ano anterior, a mortalidade foi próxima de zero. Em média, há 2 400 mortes anuais, em Portugal, causadas por gripe. Valores muito acima da média aconteceram em 1998/99, com mais de 5 mil mortos. Regra geral, há uma relação directa entre a percentagem da população afectada e a mortalidade.
SE MORREU TÃO POUCA GENTE ATÉ AGORA, PORQUE É QUE ESTÃO A SER TOMADAS TANTAS MEDIDAS?
As precauções foram accionadas por se tratar de uma introdução rápida de um novo vírus causador de gripe nos humanos. O facto de se tratar de um organismo desconhecido, para o qual ninguém no mundo apresenta imunidade, fez temer o surgimento de uma nova pandemia. Um vírus novo tem a capacidade de infectar pessoas mesmo fora do período sazonal da gripe, ou seja, de atingir os dois hemisférios em simultâneo.
ESTÁ PREVISTO O APARECIMENTO DE UMA VACINA?
Há a possibilidade de esta nova estirpe ser incluída na vacina para a gripe sazonal. A decisão ficará dependente do que se passar nos próximos meses, no hemisfério sul. Os cientistas precisam de perceber se esta estirpe será dominante relativamente às estirpes circulantes. De qualquer modo, a produção de uma vacina tardará, pelo menos, três meses.
FONTES: Centro de Controlo de Doenças; Filipe Froes, pneumologista e consultor da Direcção-Geral de Saúde; European Centre for Disease Prevention and Control; Gabriela Gomes, epidemiologista do Instituto Gulbenkian de Ciência"

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O bébé às 18 semanas

"Agora, não haverá formação de novas estruturas. O seu bébé tem tudo aquilo de que precisa, mas ainda não amadureceu o suficiente para poder sobreviver caso nascesse nesta fase. Provavelmente, senti-lo-á mexer claramente, nesta fase. Os bébés parecem mover-se mais quando as mães estão quietas. Por conseguinte, pode ser o movimento da mãe que os embala para adormecerem. talvez por esta razão depois do nascimento, os bébés continuem a achar o movimento reconfortante."

Manual da Gravidez - Semana a Semana - Porto editora


A verdade é que já sinto aqui o bébé a dar sinal da sua presença, mas não claramente, sinto principalmente quando estou deitada umas bolhinhas a arrebentar muito suavemente. Sensação óptima. Já coloquei a mão do pai para sentir mas o pekenito tende sempre a não aparecer, para desilusão do papá. Como tem ainda muito espaço para se mexer anda a brincar. Parece o jogo do apanha. "Aqui" - "Não, aqui" - "Mais para o lado" e o papá acaba por desistír. Bébé brincalhão!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Há 40 anos, o ser humano pôs os pés na Lua.

"Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a Humanidade"
Palavras de Neil Amstrong o 1º homem a pisar solo lunar. O próximo passo será Marte. Acho interessante tentarem descobrir o que existe no imenso espaço que nos rodeia, mas gostaria que em vez de gastarem tanto dinheiro nestas missões que por vezes não são bem sucedidas se dedicassem mais ao mundo onde estamos porque também precisa de muita atenção e cuidado. Mas isto sou eu a pensar!!!

Convívio faz bem

No Sábado estavamos cheios de energia para assistirmos às actuaçoes das bandas no Festival Marés Vivas mas foi-se tornando um pouco cansativo por causa das horas que tivemos de esperar para ver os KEANE a última banda a actuar (e os artistas anteriores que eram calminhos não ajudaram, ainda ficamos com mais soninho hi hi hi) . Era 01h00 da madrugada quando começaram a actuar mas valeu a pena a espera. Recarregaram as nossas baterias . O que também valeu a pena foi o convivio. É sempre bom estar com os amigos.

Mais tarde no Domingo fomos ter com a familia até á praia do Areinho. A areia até queimava o que vale é que a tia tinha uma barraquinha e nós fomos descansar para a fresquinha só sai depois das horas mais quentes para ir à beira rio ver a afilhada e o meu morsão a brincarem, molhar os pezinhos e exibir orgulhosamente a barriguinha.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Visita ao sr. dr.

Hoje fomos fazer uma visita ao dr. do centro de saude. Tivemos primeiro com a enfermeira que fez os tramites habituais e graças a deus está tudo bem, engordei foi 5 kilitos mas ela disse que tava bem eu também tinha peso inferior á minha altura. A seguir fomos ter com o dr. que hoje estava acompanhado por outro dr., esta consulta tive direito a atenção dupla. Após a sua habitual conversa com o computador passou-me umas análises e P1 para fazer a ecografia morfológica que fui logo marcar mal sai do centro de saude. Vai ser no dia 27 deste mês ( e a da maternidade no dia 11 de Agosto) ainda falta algum tempo! Devia ser obrigatório fazer uma eco todas as semanas para vermos a evolução do bébé e se está tudo bem com ele. Bem como não pode ser assim aguardamos.

Aproveitei que estava perto dos CTT para comprar bilhetes para irmos ao Festival Marés Vivas no dia 18 ver os Keane, Jason Mraz, Colbie Caillat e a Gabriella Cilmi. Deixa lá ver se o tempo fica melhor para aproveitarmos fazer uma prainha( para mostrar a barriguinha) antes de irmos para o festival.

Aqui estão algumas dicas para as mamãs que vão para a praia:

- Evite o sol diretamente nas horas mais quentes do dia, porque a mulher grávida é ainda mais propensa a queimaduras solares do que a mulher não grávida;

- Evitar as ondulações fortes;

- Use um protetor solar de FPS alto a cada duas horas para evitar as manchas na pele;

- Tenha sempre uma garrafinha de água com você (fresquinha de preferência);

- Ande com cuidado para evitar "buracos" na areia e não torcer um pé;

- Evite nadar em profundidades superiores à sua altura;

- Esteja sempre acompanhada.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

17 semanas

"Se o bébé que espera for rapaz, os seus níveis de testosterona terão atingido o valor máximo entre as 12 e as 16 semanas de gestação, afectando não apenas o desenvolvimento dos órgãos sexuais, mas também do cérebro. Os cientistas descobriram que uma série de ecografias regulares, iniciada algumas semanas depois deste processo, permitirá distinguir um cérebro masculino de um cérebro feminino."


Estive a fazer uma pesquisa e encontrei grandes diferenças entre ambos os cérebros. Será que desenvolvem estas distinções tão cedo?! Lol










terça-feira, 14 de julho de 2009

Grande exemplo

Quando existe força de vontade nada impede de realizar nossos desejos como demonstra este video.


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mais um fim de semana

Este fim de semana tive mesmo que comprar umas calças de ganga para mamã porque a barriguinha está a crescer e as que tenho já não servem ( só com os botões desapertados) por isso teve mesmo que ser porque adoro calças de ganga. Apesar de haver pouca escolha ( a um preço acessivel) lá encontrei umas giras e super confortáveis que seguirão a evolução da barriguinha. Em relação ao restante guarda roupa encontra-se nesta estação muita roupa larguinha, confortável e bonita, ideal para as mamãs, e que dá para usar depois da gravidez.
Também comprei o filme a "Idade do Gelo 3" ou como traduziram no DVD a "Era do Gelo 3" pois a versão é numa língua muito parecida com o português. Cheguei a casa e introduzi-o no dvd para experimentar e só o tirei quando acabou, até atrasei o almoço. Gostei muito e ainda para mais também trata do assunto da maternidade. Os 2 anteriores foram bons mas este não fica atrás. Aconselho a ver. Acho que também existe a versão em 3D também deve ser engraçado. Let´s look at the trailer aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=jNDL9twSY10

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Aproveitar bem o presente.

Estava a trocar sms com a minha amiga Sn. e entretanto ela pergunta-me se me lembrava do Ivo (ja não o vejo há anos mas lembro-me perfeitamente um rapaz alto, bonito, sardento, brincalhão, simpático que andou connosco na preparatória) e perguntei-lhe se o tinha visto ao que ela me responde "Eu mantive sempre contacto com ele... infelizmente venho agora do funeral dele..." Oh pá nem acreditei, estavá à espera de um vi estava mais gordo ou tá casado mas não disto.
Fiquei logo a pensar neste assunto e no que tento evitar falar sobre ele. Só a ideia de deixar isto tudo deixa-me muito triste. sei que é o nosso destino, que um dia irá acontecer, que não somos imortais, pelo menos fisicamente. Temos de aproveitar bem o presente.

RIP Ivo

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Prendinhas ...

para fazer um lindo desenho em ponto cruz na barriguinha do miau.

Dia de consulta na MJD

Isto de fazer 1 eco pelo centro de saude e outra pela maternidade tinha que resultar em confusão. Num lado dá um tempo diferente do outro. Vou-me guiar pela eco feita na mjd. Afinal só esta semana é que perfizemos as 16 semaninhas, mais precisamente 16 semanas e 2 dias hoje. Fomos atendidos cedinho. Comecei por tirar sangue para o rastreio bio quimico (análise ao sangue para verificar a possibilidade de sindroma de Down). Depois passei para as enfermeiras onde para além de medir tensão, pesar, informarem-me que não sou imune à toxoplasmose (doença infecciosa), ensinaram-me a levantar-me quando estiver deitada (para já ainda é à vontade mas daqui a algum tempo...), ouvimos o coraçãozito acelarado do n/bébé. Já estava com saudades. E finalmente acabamos na médica (isto é um entra e sai!) que viu as análises, disse que estavam boas,receitou-me o folifer - acido fólico+ferro (quando vi a caixa grande que me deram na farmácia até me começou a doer a cabeça, tomar comprimidos para mim é um martirio!) , marcou já a próxima consulta para Agosto mas entretanto ainda vou fazer a eco morfológica (examina o desenvolvimento do bébé e é uma oportunidade para verificar os sinais de espinha bifida, alterações que possam estar associadas à sindroma de Down e problemas que possam exigir controlo pré natal e cuidados neo-natais) e análise ao anticorpo virus da hepatite C (VHC) que está no protocolo da mjd e o meu médico do centro de saúde não pediu. Perguntou-me se me sentia bem e eu disse-lhe que sim mas que andava com muitos gases, ao que ela respondeu "É normal!" Normal é dar de vez em quando um pu mas ás vezes parece um solo de bateria. Até me faz rir e o meu morsão aguenta. Ao que cheguei! Não é bonito contar estas coisas mas contei.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Os astros e a gravidez

Estava a navegar pelo site Sapo Familia e encontrei a razão pela qual me sinto particularmente bonita e o de querer ficar ainda mais. Tudo influência dos astros. Ora vejamos:


A mulher de signo Caranguejo quando está grávida fica ainda mais sensual e sensível. Apesar de a sua barriga estar a crescer, continua a seduzir e a atrair olhares e atenções. Fica mais carente e sente-se bem quando está rodeada pela família, em especial se tiver por perto a mãe ou uma irmã que lhe dê muita atenção, protecção e mimos ( sabe sempre tão bem!) Vai andar sempre bonita, vestida de forma muito feminina, com as unhas e o cabelo arranjado ( tem dias!), pois esta mulher sente-se muito bem como grávida. (É verdade!)



http://familia.sapo.pt/gravidez/emocoes/outros/995351-2.html

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Flower Power


Aderi a uma tendência desta estação: utilizar acessórios de cabelo com flores. Comprei um ganchinho com uma flor azul (adoro azul!) em tecido. As flores naturais ficariam melhor mas não durariam tanto tempo ( a ver vamos!). Fica giro, alegra-nos o dia, mas nada de exageros!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Um dia especial para ...


a minha amiga S. que como eu está grávida por isso o dia ainda vai ser mais especial este ano. PARABÉNS!

É bom é

"O Boca Doce é bom, é bom é, diz o avó e digo eu... " Uma sobremesa tão simples e sabe tão bem. adorava quando era miuda e ainda continuo a gostar.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A mais recente compra


Como ainda não sabemos o sexo do bébé estamos a deixar a compra das roupinhas para quando tivermos a certeza (o que é muito difícil!!!) portanto decidi comprar um cd para nós os dois ( eu e bébé) desfrutarmos de momentos de serenidade ao ouvir a Mafalda Veiga.
o cd foi comprado mesmo por esse propósito pela voz serena dela. Também gosto muito dela. Agora não sei se o meu inquilino vai achar muita graça quando eu começar a juntar a minha voz acho que vai implorar para que pare com esse suplício (hi!hi!hi!). Não sou assim tão má. Já cantei em karaoke e não levei com uhs! e tomates por isso não devo ser assim tão má!?